segunda-feira, 13 de abril de 2009

Orgulho português



Muitas vezes nos queixamos que Portugal tem pouca visibilidade na conjuntura internacional, quer na política, quer na economia, cultura ou até no desporto. Pois bem, há pequenos momentos de exaltação dos feitos lusos, por mais pequenos que sejam, que nos enche o nosso orgulho em ser Tuga.


É o meu caso quando ontem à noite, enquanto fazia zapping, parei na Fox em mais um episódio da série animada "The Simpsons" - 12ª Temporada, episódio 1214. ItálicoNo inicio do mesmo, a Família Simpson assiste na Tv a um documentário sobre os grandes momentos dos Jogos Olímpicos, como o record mundial no salto comprimento de Jesse Owens em 1936 em Berlim e o protesto contra o racismo por parte dos atletas afro-americanos, nomeadamente Lee Evans, Tommy Smith e John Carlos nos JO de 1968 na Cidade do México. A última referência feita foi a vitória na maratona por CARLOS LOPES, que foi o atleta mais velho a ganhar esta prova com 38 anos, nos JO de 1984 em Los Angeles. O que leva o Homer a concorrer na maratona de Springfield, enfim o resultado foi no mínimo mau e hilariante...


Pois é.... Este grande atleta português do Sporting Clube de Portugal que trouxe para o nosso país a primeira medalha de ouro, em 1984.... Além disso bateu o record mundial na mesma prova, entretanto batido em Pequim por um atleta queniano que corria por uma tigela de arroz que lhe era dada no final.... Voltando ao tema base, o orgulho português não se restringe ao Cristiano Ronaldo, temos uma variada panóplia de feitos e motivos para nos orgulhamos em sermos portugueses, como este aqui referido!



Agora aquele "Engenheiro"... Esse anda aqui atravessado!!

4 comentários:

  1. Temos tantas pessoas como o Carlos Lopes que mostram do que o povo português é capaz.. o Cristi é apenas mais um (com uma falha imensa de humildade..) entre por exemplo, Vanessa Fernandes, Nelson Évora, Rosa Mota!!

    E também vi esse episódio ;)
    aliás, sou um bocado viciada nos bonequinhos amarelos :D

    beijinho!*

    ResponderEliminar
  2. O mal do povo português é viver de um glória de cada vez e do seu passado. Se acreditassemos que somos grandes...ai como tudo era diferente
    beijos gostoso

    ResponderEliminar
  3. Acho que o Tarzan Taborda também deve ser aqui referido como uma grande figura nacional :P. Mas já se sabe como é em Portugal, os atletas só são grandes se ganharem uma medalha de ouro ou prata, não forem paralimpicos e é porque começam a fazer campanhas publicitárias. Assim quando perdem largam-nos que nem um humpty dumpty do muro do despreso nacional. É assim.

    ResponderEliminar
  4. Será de destacar que num episódios dos Simpsons em que foi abordado o tema do futebol (para eles o soccer) a familia Simpson quando foi assistir a um jogo ao vivo foi precisamente entre Portugal e Brasil. Parece que algum dos criativos na série tem afinidades com o nosso belo pais.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar